Alguns clientes encontram bons advogados por indicação de familiares e amigos, mas todos os outros usam a Internet para procurar por apoio jurídico. É por isso que lhe convém perceber qual é a importância dos websites para advogados no contexto atual e conhecer o passo a passo para garantir grande performance em ambiente digital. 

Não importa se precisa de um site para inaugurar o seu escritório ou se pretende reformular o site atual para atrair novos clientes e melhorar a autoridade da firma, interessa continuar a ler para conseguir promover os seus serviços e ganhar competitividade.

Qual a importância dos websites para advogados?

Toda! Os potenciais clientes tendem a procurar por advogados qualificados no Google, sempre que precisam de resolver alguma questão legal. E é por isso que o seu escritório de advogados tem de investir numa presença online relevante, através de um site profissional bem posicionado nos resultados de pesquisa. Esse site servirá para atrair visitantes, mas também para mostrar como é que os seus serviços podem ajudar a resolver os problemas, aumentando assim a reputação, credibilidade e, claro, a rentabilidade do negócio!

Se ainda não está convencido, tome nota dos principais motivos para investir na criação de websites para advogados:

  • A Internet é um dos melhores canais de divulgação de um escritório de advogados.
  • Os potenciais clientes podem encontrar os seus serviços a qualquer hora, em qualquer dia e a partir de qualquer lugar.
  • A sua empresa melhora a presença online, constrói credibilidade e aumenta a reputação no mercado de atuação.
  • O site atrai mais visitantes, gera mais leads e conversões, conquista mais clientes e fideliza aqueles que já conquistou. 
  • O negócio torna-se mais competitivo e rentável.

Passo a passo para criar websites para advogados

Assim como outras estratégias de marketing digital, também os sites para advogados precisam de um conjunto de técnicas e ferramentas para alcançarem os melhores resultados. Efetivamente, não interessa ter um site para escritório de advogados só porque sim. Convém criar um site profissional, esteticamente apelativo, tecnicamente bem construído e com todos os conteúdos que os seus clientes exigem. Como o conseguir? Seguindo este passo a passo para criar websites para advogados!

Registe o domínio do site

Comece por registar o domínio do site, ou seja, o endereço através do qual os utilizadores podem chegar até aos seus conteúdos. Prefira um domínio próprio que seja da sua empresa (como www.omeuescritoriodeadvogados.pt) de modo a mostrar profissionalismo e credibilidade e, ao mesmo tempo, aumentar o alcance dos seus serviços jurídicos.

Desenhe a estrutura do site

De seguida, desenhe a estrutura do site de advogados, começando por pesquisar referências na Internet para se inspirar e melhor definir o tipo de conteúdo (visual e escrito), hierarquia das páginas e menus e submenus: home page, sobre nós, áreas de atuação, notícias, contactos, blog, testemunhos de clientes satisfeitos, etc.

Escolha um modelo de site para advogados

Basicamente, existem três formas de fazer websites para advogados: por conta própria, através de plataformas que disponibilizam templates gratuitos e contratando uma agência de criação de sites para desenvolver um projeto personalizado. Como deve calcular, aconselhamos a terceira opção porque é a única forma de se distinguir da concorrência, com um layout único, feito exclusivamente para o seu escritório. O custo é superior? Claro que sim, mas o retorno do investimento também!

Contrate um serviço de alojamento

Optando por um site personalizado, tem de contratar um serviço de alojamento (o local onde vai guardar todos os seus arquivos), mas não se preocupe porque a empresa de criação de sites que contratar, saberá orientá-lo no sentido do melhor alojamento, tendo em conta as suas necessidades: espaço, número de contas de email, certificados de segurança, etc.

Prepare o conteúdo

Produza ou delegue a uma empresa de marketing digital, a produção dos conteúdos para o seu site de advogados. Como sabe, o ideal é desenvolver conteúdos relevantes que deem resposta aos problemas dos visitantes: textos próprios, criativos e com qualidade! Mas evite a linguagem demasiado técnica que pode ser de difícil compreensão para potenciais clientes que não sabem latim nem têm conhecimentos jurídicos!

Otimize para motores de busca

Use estratégias SEO (Search Engine Optimization) para garantir que os seus conteúdos aparecerem nos primeiros lugares dos resultados de pesquisa do Google: escolha as palavras-chave mais relevantes para o seu escritório de advogados e mais utilizadas pelo seu público, e depois insira-as estrategicamente nos conteúdos do site (URLs, títulos, subtítulos, textos, descrições, legendas…). Sentindo dificuldade, procure por um copywriter especialista em SEO para websites de advogados. Ignorar a importância do SEO para fomentar o aumento das visitas ao seu site, é que não!

Invista num layout moderno 

Um layout de fácil navegação – limpo, moderno, intuitivo e organizado – será sempre preferível a um layout confuso e cheio de elementos gráficos que possam distrair o utilizador… e levá-lo a sair do seu site para procurar por um advogado na concorrência! Portanto, lembre-se que só os melhores websites para advogados garantem uma boa experiência de utilização, que resulte em conversões e adjudicações de serviços.

Não prescinda de um design responsivo

Nos dias que correm, com a maioria dos utilizadores a aceder à Internet através do smartphone, não pode ter menos do que um site com design responsivo, ou seja, que adapte os seus conteúdos automaticamente a todos os tamanhos de ecrã para garantir uma boa visualização e leitura.

Confirme a rapidez de carregamento

1, 2… 3 segundos no máximo! Se o seu site para advogados tiver um serviço de alojamento lento com elementos muito pesados que o levam a demorar mais de 3 segundos para abrir, perde potenciais clientes! 

Integre com redes sociais

Potenciais clientes de escritórios de advogados têm, seguramente, uma página no Facebook ou Instagram, YouTube e LinkedIn, entre outras redes sociais. Logo, estas plataformas devem ser integradas em websites para advogados, para permitir que os visitantes partilharem os conteúdos com os amigos, promovendo os serviços e aumentando a notoriedade dos apoios jurídicos.

Publique e monitorize

Tudo pronto? Ótimo! Chegou a hora de publicar ou colocar online o site do seu escritório de advogados, mas atenção que o trabalho não termina aí! É necessário acompanhar a performance do site, monitorizando o comportamento dos visitantes através do Google Analytics, e ir ajustando ações ao longo do tempo para manter o negócio sempre lucrativo!

Um último passo? 

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