Se a sua empresa não tiver um site, não existe! Isso é indiscutível, mas na hora de investir pode surgir uma dúvida: um site grátis ou um site feito por um amigo é quanto basta? Ou convém abrir os cordões à bolsa e criar um site profissional? Convém, convém…

E sabe porquê? Porque criar site profissional…

  • Apresenta a sua empresa.
  • Deixa o seu negócio contactável 24 sobre 24 horas.
  • Aumenta a exposição dos seus produtos ou serviços.
  • Melhora a comunicação entre empresa e clientes.
  • Fomenta a competitividade.
  • Atrai visitantes e gera leads.
  • Transforma leads em clientes e clientes em clientes fiéis!

Comece já hoje a fazer crescer o seu negócio!

Melhores dicas para criar um site profissional

Não interessa ter um site institucional só porque sim. Efetivamente, convém criar um site profissional que seja esteticamente apelativo, tecnicamente bem construído e que tenha todos os recursos que os seus clientes exigem. Isso é fácil? Não, é trabalhoso, mas gera um retorno de investimento incrível… se seguir estas dicas!

criar um site profissional

Planificação 

Comece por elaborar um plano para criar um site profissional que inclua os objetivos da empresa, a definição do público-alvo, análise da concorrência e conteúdo e estrutura das páginas do site, entre outros elementos.

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Domínio próprio

Se tem um domínio próprio pode passar à frente desta dica para criar site profissional. Mas se está a usar um domínio que não é da sua empresa, fique por aqui! 

Ter um domínio próprio (como www.asuaempresa.pt) é ter uma morada na Internet que mostre o seu profissionalismo e credibilidade e, ao mesmo tempo, aumente o alcance dos seus produtos ou serviços.

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Layout limpo

Invista numa boa primeira impressão, através de um layout limpo e de fácil navegação, com uma representação clara da sua marca.

Design responsivo

Mantenha-se em sintonia com os novos hábitos dos utilizadores, sendo um deles a navegação na Internet através de equipamentos móveis, como smartphones. Nesse sentido, é fundamental criar um site profissional com design responsivo ou mobile friendly, que se adapte automaticamente a todos os tamanhos de ecrã, para oferecer uma boa leitura.

Acessibilidade e usabilidade

Sabe o que pode acontecer se os visitantes do seu site tiverem de perder tempo a tentar perceber como aceder à informação? Desistem e procuram por uma solução na concorrência! Por isso, é fundamental criar um site profissional que dê uma boa experiência de utilização, que culmine em conversão e vendas. Portanto, verifique se a navegação pelo seu site se faz através de uma estrutura bem organizada e bem desenhada: simples, clara, intuitiva e harmoniosa!

Carregamento rápido

Mais de 3 segundos e adeus! Perde um potencial cliente! Se o seu site tiver elementos muito pesados e demorar muito tempo a abrir, o mais provável é que os visitantes desistam, e é por isso que deve criar um site profissional com serviço de alojamento rápido e eficaz, num servidor que assegure a velocidade, mesmo em picos de acesso. 

Características e funcionalidades específicas

Independentemente do tipo de negócio, o seu site deve apresentar algumas características e funcionalidades especificas de forma a proporcionar uma navegação intuitiva e cativar mais clientes, entre elas:

  • Título forte e apelativo, para atrair os visitantes. 
  • Informações sobre a empresa, produtos/serviços, equipa e contactos, para mostrar aos visitantes que tem (e onde tem!) a solução para resolver determinado problema.
  • Descrição dos produtos ou serviços, inclusive por meio de galerias de imagens e vídeos, para explicar detalhadamente o que faz, como faz, porque faz e com que resultados. 
  • Prova social através de testemunhos de clientes satisfeitos, para gerar confiança e autoridade.
  • CTA ou call-to-action, para levar os visitantes a realizar determinada ação, de acordo com a fase, dentro do funil de vendas, em que se encontram.
  • Formulários breves e só com os campos de informação necessários (como nome e email) para transformar os visitantes em leads.
  • Chat online para prestar rapidamente esclarecimentos adicionais. 
  • Contactos com mapa de localização de modo que os visitantes percebam onde fica a sua empresa.
  • Blog com conteúdos relevantes para o seu público-alvo e otimizados com estratégias SEO para melhorar a sua presença online, gerar mais tráfego orgânico e mostrar a sua autoridade dentro da área de atuação.

Conteúdo relevante

O design do seu site pode estar fantástico, mas de pouco vale se os visitantes entrarem e não encontrarem conteúdo de qualidade. O ideal é integrar o design na mensagem que quer passar e desenvolver sempre conteúdos que deem resposta aos problemas dos visitantes. Únicos e criativos, relevantes e com qualidade!

Estratégias SEO

Também não serve de nada criar um site profissional com conteúdos relevantes, se estes não aparecerem nos resultados de pesquisa, ou seja, não estiverem otimizados com estratégias SEO para motores de busca. Nesse sentido…

  • Deve usar as palavras-chave mais relevantes para o seu negócio e mais usadas pelo seu público-alvo, colocando-as estrategicamente nos conteúdos do site: em URLs, títulos, subtítulos, textos, descrições, CTAs, etc.
  • Deve nomear as imagens e fotografias com as palavras-chave, para o Google entender do que se trata.
  • Deve usar URLs amigáveis, que descrevam o conteúdo da página de forma clara. 
  • Deve escrever sempre meta descrições ou resumos para cada página, de preferência breves e persuasivos.

Integração com redes sociais

Os seus clientes e potenciais clientes têm, quase de certeza, um perfil no Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn ou em qualquer outra rede social. Daí que seja proveitoso dar-lhes a possibilidade de partilharem os conteúdos do seu site com os amigos.

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Atualização

Na Internet, “atualização” é palavra de ordem porque um site não pode ficar igual durante muito tempo, sob pena de cansar os visitantes. Assim, o seu trabalho não termina na conclusão do site, ele continua de forma ininterrupta ao longo do tempo, através de atualizações que pode fazer de forma rápida e fácil num backoffice intuitivo, comum em sites profissionais.

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Monitorização

E para confirmar os excelentes resultados do seu site profissional, há que monitorizar a performance dos conteúdos através do Google Analytics, uma ferramenta que lhe dá informações valiosas sobre o comportamento dos visitantes: quantos entraram, quantos abandonaram o site de imediato, quantos ficaram, quantas páginas visionaram, durante quanto tempo, etc. 

A monitorização vai mostrar-lhe qual a percentagem de conversões e provar-lhe que o seu investimento está a ser bem lucrativo, mas também vai apontar-lhe as ações de marketing digital que ficaram pelo caminho e que por isso precisam de ser ajustadas.

Devo contratar uma empresa de criação de sites?

Se não conseguir seguir à risca as dicas para criar site profissional, deve procurar por um parceiro especializado, sim. Empresas de criação de sites, como a BestSites, têm uma equipa multifacetada com experiência na criação de sites inovadores e dinâmicos.

  • Atraímos o seu público-alvo rapidamente, com um design apelativo e personalizado e uma publicação constante de conteúdos relevantes, que tornam a sua marca reconhecida e garantem um retorno do investimento!

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